quarta-feira, 31 de março de 2010

Sexta Feira 13 (Filme)

Bom, Antes de falar do filme vamos explicar a superstição desta data tão aterrorizante.
A Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar. O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.
SEXTA FEIRA 13 (FILME)


Sexta-Feira 13 ou Friday the 13th é uma longa série de filmes de horror hoje considerado como TRASH (filmes de baixo custo, ou que aparentam ser, usando de equipe ou material baratos, muitas vezes são associados a filmes de terror ), mas que na época eram considerados grandes susseços de bilheterias e assustadores.
O primeiro filme foi feito em 1979 tendo seu lançamento em 1980, filme teve um orçamento muito curto avaliado em $500 mil dólares e foi um grande sucesso em bilheterias ao lucrar $39,754,601 dólares ao redor do mundo. (MUITO TRASH MESMO KKK...). No total foram lançados 11 filmes, levando ao faturamento extimado em mais de $500,000,000 de dólares.
Foi lançado com o intrigante lema: "They were warned. They were doomed. And on friday the 13th, nothing will save them", em português: "Eles foram avisados. Eles estavam condenados. E na Sexta-Feira 13, nada os salvará".

Todos os outros filmes, exceto o primeiro e o quinto, estrelam Jason Voorhees como o assassino em série. O personagem acabou por se tornar um ícone dos filmes de horror.


O filme tem em enredo casais juvenis, acampamentos em florestas, mulheres siliconadas, sexo e mais sexo, mortes brutais, perseguições, Vingaça entre outras coisas. O enredo é o esqueleto principal da série de filmes de terror Sexta-feira 13, O vilão, Jason Voorhees, aterroriza as pessoas com sua máscara de goleiro de hockey e seu facão.

Jason é filho de Pamela Voorhees e Elias Voorhees. Todos pensaram que o menino com problemas mentais morreu quando se afogou no Crystal Lake, em 1957.
Sua mãe, que trabalhava no acampamento como cozinheira, teve um surto e trucidou os monitores e demais adolescentes que estavam no camping, alegando que teriam negligenciado os cuidados com o garoto.
Uma garota, porém, consegue debelar a homicida, decapitando-a com um machado. Contudo, o finado Jason ressurge para vingar a morte de sua mãe e passa a fazer o seu papel de homicida nos demais filmes da série..


Neste primeiro filme, não é exatamente Jason Voorhees que causa a carnificina, e sim a mãe dele, Pamela Voorheees.

a vingança de Jason é realizada logo no começo do segundo filme. Em um inacreditável buraco do roteiro, aquele homem que passou a vida na floresta caminha calmamente pelas ruas de uma cidade e até encontra a casa de Alice, a sobrevivente do filme original. Depois de matá-la com um picador de gelo, teoricamente, sua vingança estaria encerrada. Mas ela se estende aos jovens que invadem seu "território" - neste caso, prevalece o instinto animal e predador do assassino.

Jason veste roupas comuns nesta sua primeira aparição, e também não usa máscara, apenas um pano amarrado ao redor da cabeça, com um único furo para enxergar - pois somente seu olho esquerdo "funciona", o outro é cego. Ele tem barba e cabelos longos e sujos. No fim, depois de exterminar todos os jovens, não poupando nem um pobre paralítico, Jason leva um faconaço de Ginny, que veste o suéter de sua mãe e faz o assassino acreditar que ela voltou dos mortos. Entretanto, Jason ainda ressurge para um último ataque, e a moça acorda na ambulância perguntando pelo namorado, que desapareceu e provavelmente foi a última vítima do assassino.

A mascara surge nos filmes seguintes.

Dados do assassino:



Nome: Jason Voorhees
Data de nascimento: 13/6/1946 (coincidentemente uma sexta-feira 13)
Altura: 1,86



Filmes:



Curiosidades:
  • Logo após a produção do filme, um fã obsessivo perseguiu a atriz Adrienne King com intenção de matá-la, mas acabou sendo preso. Por outro lado, a atriz desistiu da carreira do cinema.
  • Quando Alice pede socorro, Ned e Marcie vêm correndo. Ned está comendo um hambúrguer, mas eles só são preparados na cena seguinte
  • Quando Brenda é jogada pela janela da cozinha ela fica com a cabeça virada para a direita, em seguida quando Alice volta depois da briga com a Sra Voorhees ela está com a cabeça virada para esquerda.
  • Quando Alice acha o machado em cima do travesseiro, ele só possui sangue num lado só.

Primeira parte do primeiro filme.

thriller do filme

Abraços

Wesley







Um comentário:

  1. Esse filme, marcou minha infância, pois foi através dele que hoje gosto e acompanho os filmes de terror, que muito evoluiram. Talvez evoluiram tanto, que não são tão bons como "sexta-feira treze", "a hora do pesadelo" e outros da época. É claro que hoje quando vamos ver esses filmes eles se tornam engraçados por causa da falta de tecnologia, que hoje tem. Mas são filmes que tinha histórias muito envolventes.
    Enfim, gostei de ver os vídeos e curiosidades, pois me fez recordar épocas que ficava de madrugada sozinha no sofá de casa assistindo a esses filmes, passando um medo danado e nem notando esses erros de gravações que aconteciam.

    ResponderExcluir